quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Cinéfilo-Mania (17)


O CÉU?

 O céu sobre ela é portanto a única coisa clara, transparente e compreensível. As nuvens passam, chove e neva e relampeja e troveja lá em cima, a lua nasce e passa lá em cima e  eclipsa-se. O sol brilha hoje sobre a dupla cidade como sobre a cidade-ruína de 1945 e a “cidade-fachada” dos anos 50, como já tinha  brilhado quando ainda não havia cidade, e  como ainda brilhará quando, finalmente, já não houver cidade.

(-Wenders)


O filme da vez; Der Himmel über Berlin (Asas do desejo) filme de 1987 em sua poética inspirada em obras de Rainer Maria Rilke dirigido por Wim Wenders. 
O filme de Wim Wender apresenta uma intensa busca sobre uma dupla de anjos que vagueiam pelas ruas de Berlim;uma intensa descoberta sobre a beleza da vida ,os fatores de  ousar e escolher , um estado meditativo em clima urbano tomados aos efeitos do Holocausto e a divisão presente em Berlim, a narrativa poética existencial ,a divisão do ser mortal e a figura 'imaterial' presente nos anjos, o trabalho expressivo em foco tanto nas necessidades e reflexões presentes nos dois focos narrativos. Podemos colocar que todas as personagens presentes no filme formam um grande mosaico em reflexão em tanto seu senso comum quanto ao estado presente em época. 
É um excelente filme que vale tomar a indicação por toda e qualquer experiência projetada a favor do cinema , sejam as metáforas,alusões levadas ao espectador á realidade reproduzida, Der Himmel über Berlin é o tipico filme para promover a empatia presente do âmbito reflexivo do cinema.
Vale a pena tomar conhecimento da obra de Wim Wenders , o filme Der Himmel über Berlin tem uma continuação de 1993 In weiter Ferne, so nah(Tão Longe, Tão Perto).



“Musa, fale-me sobre o contador de histórias. Nos confins do mundo, para a criança e o ancião. Revele todos através dele. Com o tempo, meus ouvintes tornaram-se meus leitores. Não se sentam mais em círculos, mas sozinhos. E um desconhece o outro. Sou um velho de voz fraca, mas o conto continua brotando do meu interior. A boca, ligeiramente aberta, repete-o com força e clareza. Liturgia que não exige iniciação, para que se entenda o sentido das palavras e frases”.



Trailer do filme : https://www.youtube.com/watch?v=dwo122meoAA

Um artigo em analise sobre o filme Asas do Desejo por Mónica Santos Pereira:
 http://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/viewFile/102/75

Um artigo em analise "Afetos entre anjos e humanos: Imagem e escritura em Asas do desejo " por Pablo Gonçalo Pires de Campo Martins :
http://www.socine.org.br/rebeca/pdf/2_8.pdf


Um forte abraço !
B.A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário