AEMAET
O filme de Paul Wegener é uma adaptação associada da tradição mistica do judaismo.
Em especifico o conto de Yudl Rosenberg publicado em 1909 . De acordo com a lenda, o golem teria sido feito com a argila do rio Moldava que banha Praga. Seguindo rituais específicos, o rabino construiu o golem e fez com que ele ganhasse vida recitando um encanto especial em hebreu e escrevendo na sua testa a palavra Emet, que em hebraico significa "verdade". O golem deveria obedecer ao rabino, ajudando e protegendo o gueto judaico.
Durante o dia, o rabino escondia o golem no sótão da Antiga-Nova Sinagoga. Porém, o golem cresceu e se tornou violento e começou a matar pessoas espalhando o medo. Foi então prometido ao rabino Judá Loew ben Betzalel que a violência contra os judeus pararia se o golem fosse destruído. O rabino concordou e destruiu o golem apagando a primeira letra da palavra Emet que formaria a palavra Met que significa "morto" em hebraico.
A existência de um golem na maioria das histórias mostrava algo bom, mas com problemas. Embora não fosse inteligente, o golem podia fazer simples tarefas repetidamente. O problema era controlá-lo e fazê-lo parar.(*)
Um ótimo filme presente ao expressionismo alemão , para quem nunca experimentou assistir um filme do cinema mudo, vale a pena assistir, época do cinema mudo onde a imagem projetava muita expressão e sentimento , conhecer o contexto de época em que o filme foi lançado e produzido ajuda a entender muita das metáforas e simbolismos presentes em obra. Logicamente o filme é muito diferente do que vemos no cinema de hoje em dia , mas vale a pena fazer um esforço para os acontecimentos do filme.
Uma artigo onde contextualiza o filme em e poca( indicação): http://cinefilosconvergentes.blogspot.com.br/2012/03/golem-como-veio-ao-mundo-1920.html
O filme esta completo pelo YouTube, quem quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=AOkBHTkKr8k
(*)Lenda retirada:https://pt.wikipedia.org/wiki/Golem
Um forte abraço !
B.A
Nenhum comentário:
Postar um comentário