quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cinéfilo-Mania (03)


O filme da vez :The Sacred Mountain(A Montanha sagrada) filme de 1973 dirigido por Alejandro Jodorowsky.



“Você não deve odiar as moscas. Você não deve odiar o lugar feio. Você não deve odiar o barulho. Qual a diferença entre barulho e música? A musica só é diferente porque tem pequenos momentos de silêncio. Se você tem o silêncio contigo, você não tem barulho, porque você põe todo o barulho no seu silêncio e faz música. Quando há luz dentro de você, toda feiura se torna uma obra-prima.”(*)



Algo simples de notação é a critica-social e dogmática perante ao filme de Jodorowsky. 
Em base Jodorowsky utiliza livremente a conotação da simbologia durante toda obra, o espectador busca a interpretação de simbologia ligada ao contestamento de sentido na trama. Um simbolo não entendido ligado em um certo conceito (exemplo;dogmático) esta tão predeterminado em se tornar uma ofensa ao invés de um complemento ou reflexão de sentido. A montanha Sagrada é um daqueles filmes ricos para discussão em toda sua vastidão de teorias e significados ao invés da busca de um sentido à trama .
Fica a recomendação não só de A montanha Sagrada mas como toda a obra de Alejandro Jodorowsky.
Um grande abraço !
B.A



(*)Um artigo bacana sobre comentários de Jodorowsky sobre sua obra ,créditos de citação acima http://www.contracampo.com.br/90/artjodosiegel.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário